Neuremotion

Storytelling

"O Universo não é feito de átomos, ele é feito de histórias"; esta frase da poeta Muriel Rukeyser reflete a importância do storytelling na evolução humana e, claro, acaba por se refletir também na forma como marcas se relacionam com seus clientes e com a sociedade em geral.

Ao mesmo tempo, a fragmentação do consumo de mídia possibilitou a criação de histórias que interrelacionam-se em diferentes meios, introduzindo novos elementos e criando aprofundamentos que tornam a experiência narrativa mais completa e complexa.

Conteúdos abordados

Os treinamentos e mentoria sober o tema visam explicar os conceitos relacionados a storytelling, sua aplicação no mundo do entretenimento e especificidades aplicadas à transposição para a publicidade, além de explorar a migração para modelos publicitários não interruptivos e compreender as utilizações do branded content na construção do relacionamento com consumidores, potenciais consumidores e sociedade em geral. O desenvolvimento de conteúdo pode envolver a criação de um universo de marca personagens ou revisão de estruturas narrativas de PR (relações publicas) e materiais de comunicação.

  1. Teorias das emoções: As emoções são a base e o combustível das histórias; assim, compreender como se dá o processamento dos estímulos emocionais na mente do público é fundamental para poder manipula-las por meio de narrativas.

  2. Elementos e construção do storytelling: Exploraremos os modelos e formatos de construção de histórias em diferentes meios, identificando os diferentes elementos existentes na construção de um universo narrativo e sua posterior transposição para o mundo da comunicação social.

  3. Storytelling aplicado à comunicação social: Avaliaremos a transposição de conceitos e mecânicas utilizadas em narrativas de entretenimento para o mundo das marcas, incluindo a análise de arquétipos de marca, universos narrativos e estruturas narrativas.
Tenho interesse (in-company)

Tenho interesse (individual)

Líder do tema

JC Rodrigues: Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduado em e-Business & Tecnologia Internet (UFRJ), Pós-graduando em Neurociência & Psicologia aplicada (Univ. Mackenzie), com Extensão em Gamification (PUC) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem mais de 20 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor de Produtos e Experiências Digitais na The Walt Disney Company Brasil e América Latina. Também é professor de temas ligados à Marketing e Negócios Digitais na ESPM, Faculdade Cásper Líbero e Business School São Paulo, além de mentor do programa de Digital Marketing da Springboard (EUA). É especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 4 livros sobre comportamento humano e tecnologia.