Neuremotion

Modelos de Monetização Digital

Ferramentas digitais permitiram com que novos modelos de monetização fossem adotados pelas companhias com objetivo de aumentar sua receita ou torna-la recorrente.

Com base em diferentes modelos, apresentamos e avaliamos os prós e contras dos principais modelos de monetização no ambiente digital, além de explorarmos possíveis aplicações para diferentes mercados.

 

Conteúdos abordados

Este tema apresenta diferentes modelos de monetização utilizados no ambiente digital e, customizando-o conforme a necessidade da empresa, pode focar em estratégias direcionadas de um e/ou outro. Tratamos, por exemplo, sobre a servitizacão do consumo, modelos de subscrição, potenciais cenários do modelo freemium (e como responder a distintas situações de distribuição de assinantes), microtransações, entre outros temas. O objetivo aqui é gerar reflexões sobre novas possibilidades de geração de receita, seja com a entrega de valor atual ou por meio de novas oportunidades de negócio.

  1. Modelos de Monetização Digital: Exploram-se diversos modelos de monetização e discutir quais melhor se aplicam ao ambiente digital, seja como meio para comercialização de produtos e serviços 'físicos' ou na venda de produtos e serviços essencialmente digitais.

  2. Servitização do Consumo: Ferramentas digitais permitiram que a aquisição de certos produtos tenha se convertido na aquisição de serviços que entregam o valor sem a necessidade da propriedade deste produto. A frase "não preciso de uma furadeira, preciso de um buraco na parede" reflete esta abordagem e as reflexões a serem feitas com os participantes.

  3. Estratégias para conversão: Discute-se potenciais estratégias para aumento da conversão nos diversos modelos de monetização digital, com foco naquelas mais aplicáveis ao mercado e produto/serviço oferecido pela empresa.
Tenho interesse (in-company)

Líder do curso

JC Rodrigues: Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduado em e-Business & Tecnologia Internet (UFRJ), Pós-graduando em Neurociência & Psicologia aplicada (Univ. Mackenzie), com Extensão em Gamification (PUC) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem mais de 20 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor de Produtos e Experiências Digitais na The Walt Disney Company Brasil e América Latina. Também é professor de temas ligados à Marketing e Negócios Digitais na ESPM, Faculdade Cásper Líbero e Business School São Paulo, além de mentor do programa de Digital Marketing da Springboard (EUA). É especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 4 livros sobre comportamento humano e tecnologia.