Neuremotion

Metodologias Ágeis

Ao contrário do que a semântica sugere, ser “ágil” não significa ser “rápida”, mas, sim, eficaz e eficiente. Um mindset ágil envolve um conjunto de pensamentos e comportamentos que no ambiente de trabalho, traz configurações como entregas rápidas de valor, intraempreendedorismo e autonomia, habilidade de adaptar-se a mudanças e colaboração contínua.

As metodologias ágeis vem sendo adotadas por empresas tanto em fase de transição no processo de transformação digital como por nativos digitais de mais diversos setores e indústrias, pois permite a incorporação da mentalidade de forma modular e ajustada para a realidade de cada empresa.

Conteúdos abordados

O tema Metodologias Ágeis visa introduzir profissionais de gestão e operações no mindset ágil ou, em termos práticos a trabalharem considerando os 4 valores do Manifesto Ágil: (1) Indivíduos e Interações são mais importantes que Processos e Ferramentas, (2), Colaboração com cliente sobre Negociação de Contratos, (3) Produto funcionando sobre Documentação exaustiva e (4) Responder a mudanças ao invés de ater-se a um plano.

Para sessões de treinamento, opcionalmente há possibilidade da formatar a aplicação dos conceitos por meio de um workshop interativo e gamificado para grupos a partir de 21 pessoas, onde equipes competem entre si em um jogo que replica o desenvolvimento de um projeto utilizando a metodologia Agile-Scrum.Este workshop é feito em parceria com a Scrumgame.

  1. Mindset Ágil: Existem diversas metodologias ágeis; e o que elas têm em comum é uma maneira de encarar qualquer iniciativa (projeto) considerando a maior entrega de valor no menor tempo, focando os esforços naquilo que possa trazer resultados mais expressivos e usualmente até eliminando solicitações e tarefas que pouco agreguem ao resultado final.

  2. Agile Scrum: Passaremos pelos conceitos e aplicação da metodologia Agile mais popular em projetos, o Scrum, em suas peculiaridades e forma de trabalho.

  3. Papéis, Eventos e Artefatos: Serão explicados os elementos que compõem a metodologia Agile-Scrum, suas funções e interações de forma a cumprir os valores do Manifesto Ágil.

 

Tenho interesse (in-company)

Líder do curso

JC Rodrigues: Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduado em e-Business & Tecnologia Internet (UFRJ), Pós-graduando em Neurociência & Psicologia aplicada (Univ. Mackenzie), com Extensão em Gamification (PUC) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem mais de 20 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor de Produtos e Experiências Digitais na The Walt Disney Company Brasil e América Latina. Também é professor de temas ligados à Marketing e Negócios Digitais na ESPM, Faculdade Cásper Líbero e Business School São Paulo, além de mentor do programa de Digital Marketing da Springboard (EUA). É especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 4 livros sobre comportamento humano e tecnologia.