Neuremotion

Economia Comportamental

A ciência comportamental traz um olhar diferente sobre como as pessoas pensam e qual a origem de seus comportamentos. Ela se contrapõe aos modelos clássicos do tomador de decisões “racional”, em torno do qual processos e produtos são desenvolvidos, mas que raramente encontramos na vida real. Assim, surgem novas formas de influenciar o comportamento de pessoas e organizações mediante mudanças do contexto e arquitetura das escolhas na tomada de decisão.

Cases e estudos empíricos têm demonstrado como pequenas intervenções criam grandes mudanças de comportamento e a dimensão desse impacto. Neste treinamento serão discutidos os fundamentos da ciência comportamental e apresentadas algumas ferramentas para criar ações reais e de impacto para seus colegas, colaboradores e clientes.

Programa do treinamento

O treinamento em Economia Comportamental explora o processo decisório de compra considerando comportamentos, ditos, irracionais resultantes de mecanismos e técnicas de comunicação que influenciam o comportamento dos consumidores, colaboradores e organizações, alterando o contexto e impactando o resultado final das escolhas.

  1. Processo decisório: Vamos avaliar como consumidores (e pessoas em geral) tomam decisões e quais os mecanismos cognitivos que impactam suas escolhas.

  2. Heurísticas e comportamentos enviesados: Serão apresentados e discutidos atalhos mentais e distorções cognitivas a partir de percepções individuais e/ou quando inseridas em determinados contextos.

  3. Influência de fatores emocionais: Explicaremos como o comportamento é afetado por influências psicológicas, emocionais, conscientes e inconscientes, afetando os processos de escolha.
Tenho interesse (in-company)

Líder do curso

JC Rodrigues: Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduação em e-Business (UFRJ), Extensão em Gamification (PUC) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem 20 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor da Disney Interactive, na The Walt Disney Company. Também é professor de temas ligados à Marketing e Negócios Digitais na ESPM, Faculdade Cásper Líbero e Business School São Paulo, além de mentor do programa de Digital Marketing da Springboard (EUA). É especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 4 livros sobre comportamento humano e tecnologia.